SEJAM TODOS BEM VINDOS

Material Didático informativo da área de Interação Humana ao Computador

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Ergonomia Informacional

Modelo de Comunicação Processamento Humano da Informação – desenvolvido por Wogalter (1999) para representar a forma como informações são processadas na mente do usuário, de acordo com o conceito clássico da teoria da comunicação.


Oliveira (2009; p.41) cita que “o uso deste modelo pode auxiliar na análise de como a informação, após ser percebida, lida e processada pelo humano, pode influenciar ou não o seu comportamento.”

Emissor (fonte) é de onde parte a informação e suas características influenciam fortemente o impacto da mensagem. 



O canal é o meio pelo qual as informações serão transmitidas ao receptor e podem ser transmitidas através de diversas modalidades sensoriais e o componente “receptor” é desmembrado em cinco estágios:

1. Atenção 

2. Compreensão 

3. Atitudes 

4. Motivação 

5. Ação


1. Atenção: é o primeiro estágio do modelo estudado, que ocorre dentro do receptor assim que os sentidos humanos são acionados. O conceito de notabilidade e as variáveis situacionais também devem ser consideradas.


2. Compreensão: as informações devem ser claras e imediatamente compreensíveis. Oliveira (2009; p.89) lembra que é possível usar a memória para auxiliar a compreensão do usuário (pictogramas que já tenham significado internalizado pelo público, por exemplo).

3. Atitudes e crenças: são definidas por Oliveira como convicções do usuário sobre fenômenos ou objetos que são aceitos como verdade e que elas têm importantes reflexos na expectativa do usuário.

4. Motivação: o esforço envolvido, a influência social e os benefícios proporcionados pela atividade são alguns dos fatores ponderados pelo usuário ao se motivar.

5. Ação: após passar por todos os estágios acima, o autor coloca que o resultado da comunicação, são os atos observáveis e públicos que podem ser avaliados.


Para avaliar o comportamento, Wogalter & Dingus (1999) apud Oliveira (2009; p.94) consideram a observação e a inquirição.

Moraes (2002: p. 7-13) lembra ainda que a Ergonomia utiliza, desde suas origens, o modelo de Shannon e Weaver, que definem a comunicação como: 

“todos os procedimentos nos quais uma mente afeta a outra”.

PUC-RIO certificação digital nº 05110326/CA 

Ergonomia Informacional: a relação dos processos mentais com a informação visual. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário