Modelo de Comunicação Processamento Humano da Informação – desenvolvido por Wogalter (1999) para representar a forma como informações são processadas na mente do usuário, de acordo com o conceito clássico da teoria da comunicação.
Oliveira (2009; p.41) cita que “o uso deste modelo pode auxiliar na análise de como a informação, após ser percebida, lida e processada pelo humano, pode influenciar ou não o seu comportamento.”
Emissor (fonte) é de onde parte a informação e suas características influenciam fortemente o impacto da mensagem.
O canal é o meio pelo qual as informações serão transmitidas ao receptor e podem ser transmitidas através de diversas modalidades sensoriais e o componente “receptor” é desmembrado em cinco estágios:
1. Atenção
2. Compreensão
3. Atitudes
4. Motivação
5. Ação
1. Atenção: é o primeiro estágio do modelo estudado, que ocorre dentro do receptor assim que os sentidos humanos são acionados. O conceito de notabilidade e as variáveis situacionais também devem ser consideradas.
2. Compreensão: as informações devem ser claras e imediatamente compreensíveis. Oliveira (2009; p.89) lembra que é possível usar a memória para auxiliar a compreensão do usuário (pictogramas que já tenham significado internalizado pelo público, por exemplo).
3. Atitudes e crenças: são definidas por Oliveira como convicções do usuário sobre fenômenos ou objetos que são aceitos como verdade e que elas têm importantes reflexos na expectativa do usuário.
4. Motivação: o esforço envolvido, a influência social e os benefícios proporcionados pela atividade são alguns dos fatores ponderados pelo usuário ao se motivar.
5. Ação: após passar por todos os estágios acima, o autor coloca que o resultado da comunicação, são os atos observáveis e públicos que podem ser avaliados.
Para avaliar o comportamento, Wogalter & Dingus (1999) apud Oliveira (2009; p.94) consideram a observação e a inquirição.
Moraes (2002: p. 7-13) lembra ainda que a Ergonomia utiliza, desde suas origens, o modelo de Shannon e Weaver, que definem a comunicação como:
“todos os procedimentos nos quais uma mente afeta a outra”.
PUC-RIO certificação digital nº 05110326/CA
Ergonomia Informacional: a relação dos processos mentais com a informação visual.
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